Por que o estudo de viabilidade é fundamental para uma obra?

Independentemente do tipo de obra, fazer um estudo de viabilidade é essencial para projetar de forma correta as expectativas depositadas naquela obra. Sem isso, se torna muito mais arriscado e perigoso seguir adiante com um projeto.

No estudo de viabilidade, torna-se possível reunir e mesclar as principais informações de valores, demanda, prazos e muitas outras questões que precisam ser discutidas e conhecidas para diminuir surpresas ao longo e no final da obra. Sem precisão e detalhamento dessas informações, a segurança financeira da obra não pode ser garantida.

Qual o principal objetivo do estudo de viabilidade e como é feito?

Através desse estudo é possível definir algumas informações com grande proximidade na exatidão das respostas.

Algumas das principais são o tempo de execução da obra e custo de execução. Essas informações são levantadas mesmo com a pouca quantidade de dados que há no início de qualquer projeto. No entanto, a consistência das informações colhidas ocorre graças a forma como o estudo é feito.

Para garantir o máximo de aproximação no estudo, um vasto banco de dados é analisado, onde constam custos de projetos dos mais diversos tipos, tornando possível a análise minuciosa do projeto em questão.

Além disso, o estudo conta com várias etapas. A primeira ocorre antes mesmo da obra ter iniciado e é onde as informações mais importantes são reunidas. Pois é nesse momento que haverá a projeção de valores de materiais, serviços e outros.

Nessa parte ocorre toda análise prévia para constatar qual é o real orçamento que será necessário para executar a obra. Sem isso, todas os imprevistos aconteceriam e causariam divergência no custo projetado inicialmente.

Algumas das principais análises feitas, são:

  • necessidade da quantidade de materiais;
  • tempo de utilização dos profissionais na mão de obra;
  • tempo necessário para a conclusão da execução.

Com essas informações, os técnicos conseguem detalhar o orçamento de forma muito mais precisa e acertada, o que garante alto nível de segurança ao cliente que está investindo na obra.

Ademais, dentro das informações coletadas são levados em consideração os possíveis imprevistos. Imprevistos como aumento na quantidade de materiais, falhas de construção que podem ser antecipadas e outros assuntos possíveis de serem analisados.

Com isso, é muito mais difícil que ao longo da obra seja constatada necessidade de aumentar o orçamento, o que é essencial para manter a segurança financeira do projeto.

O que muda com a realização do estudo

Após as estimativas do estudo de viabilidade, há uma extensa grade de informações que ficam disponíveis para que as melhores decisões sejam tomadas em relação à obra.

Ou seja, tudo que foi colhido na análise de viabilidade e que não agrada na execução do projeto tem a chance de ser modificado antes mesmo de acontecer e causar prejuízos que, muitas vezes, podem ser devastadores.

Isso quer dizer que se torna possível diminuir prazos de entrega e reduzir custos que antes seriam maiores. E tudo isso sem ter riscos e desperdícios de tempo e materiais.

Dessa forma, com o devido conhecimento dos números e prazos, o cliente adquire segurança para tomar decisões que irão melhorar o desempenho esperado naquele projeto.

Como as mudanças são feitas

A equipe possui capacidade para analisar de forma técnica todas as soluções para que o projeto da obra seja desenvolvido da melhor maneira possível.

Assim, todas as necessidades do empreendimento são levadas em consideração, bem como o orçamento é detalhado e direcionado para suprir essas necessidades, sem os erros que antes seriam cometidos se não houvesse o estudo de viabilidade.

Isso quer dizer que, mesmo só com as informações preliminares do projeto, pois ainda não houve o início da execução da obra, o estudo de viabilidade permite que o empreendimento seja adaptado para que surta melhores resultados.

E isso é desenvolvido com amplo detalhamento e com o oferecimento de soluções viáveis, que demandem menor prazo e menor custo, o que sempre é um benefício quando assunto é construção civil.

O resultado do estudo oferece amplo controle acerca de todos os aspectos da obra, garantindo flexibilidade na tomada de decisões, sem que essas decisões precisem ser tomadas com base em projeções meramente especulatórias.

E tudo é feito com a elaboração da memória de cálculo, extremamente precisa e disposta de forma clara e objetiva. Isso favorece e facilita para que haja conferência para maior garantia que os números apontados são corretos.

Consequências práticas do estudo

Uma das grandes consequências que o estudo possui é a economia financeira. Isso acontece pois a análise é feita cômodo a cômodo, com resultados precisos e sem que nenhum dado seja deixado de lado.

Assim, mesmo os custos que ainda não estavam projetados são analisados no estudo e podem ser modificados e reduzidos na medida em que houver necessidade.

Com um orçamento muito mais detalhados e preciso, os profissionais técnicos e o cliente conseguem tomar decisões mais adequadas ao tipo de projeto em andamento.

Decisões que antes não seriam possíveis de serem tomadas pois os dados ainda não existiam, o que demonstra a grande importância da realização de um estudo de viabilidade.

Tudo isso é essencial para que seja verificado se a obra é viável financeiramente, bem como para garantir que o prazo de conclusão seja o mais acertado possível do previsto.

Ter essas informações evita uma série de imprevistos e prejuízos que podem comprometer o andamento da obra e fazer com o investimento não seja mais viável financeiramente.

Muitas obras terminam antes mesmo de serem concluídas, grande parte delas se dá pela ausência de um estudo de viabilidade.

Sem uma segurança maior desde a definição do projeto, passando pelo início da execução e acabando na conclusão da obra, não é seguro e indicado iniciar um projeto que muitas vezes tem grandes portes.

Dessa maneira, analisar a viabilidade de uma obra é uma ação indispensável e pode ser o que você precisa para evitar problemas e gastos extraordinários em sua obra.

Ficou com alguma dúvida sobre a importância do estudo de viabilidade? Acesse nossas redes sociais e entre em contato conosco através do telefone para tirarmos as suas dúvidas e oferecermos as melhores soluções.