A importância do orçamento preliminar para a previsão de custos do empreendimento

Ao fazer uma obra, você precisa pensar em quanto vai gastar, o que vai precisar usar, como é o terreno ou o local onde será feita, com quantas pessoas vai trabalhar, dentre outras informações. Por isso, é indispensável ter tudo escrito em um documento, principalmente em questão de valores.

E é aí que o orçamento entra. Com ele, você terá uma base do que pode ou não gastar, quantas pessoas vai contratar, entre outras coisas. Existem vários tipos de orçamentos, um deles é o orçamento preliminar, que é indispensável para as obras.

Quer saber mais sobre sua importância na hora de prever os custos? Continue lendo.

O que é orçamento preliminar?

É o orçamento feito depois que a análise de viabilidade e empreendimento é aprovada. Nele, contamos com mais detalhes do projeto. Tais como os componentes arquitetônicos e também estruturais mais importantes. Para fazê-lo, é levada em consideração a estimativa de custos e levantada à quantidade de alguns serviços.

No momento em que o cliente já tem seu projeto arquitetônico, com as especificações necessárias, a empresa já pode oferecer a ele o orçamento preliminar. O qual levanta todos os custos do projeto arquitetônico e será estimado os demais custos a partir do banco de dados.

Para realizar um orçamento preliminar é preciso, além do projeto arquitetônico, contar com algumas especificações, premissas técnicas e expectativa de receitas.

O que um orçamento preliminar precisa ter?

Depois de saber o que é um orçamento preliminar, vamos falar sobre o que ele precisa ter para ser eficaz.

Primeiro de tudo, os custos com mão de obra, isso inclui a contratação de terceiros e o custo da sua empresa também. Segundo, os materiais, que podem incluir até mesmo papel e tinta para impressão, custos de software se precisar atualizar e outros pormenores.

A viagem: caso precise viajar para reuniões com seus clientes ou até pagar a de algum contratado. É preciso que os custos da viagem sejam estimados antes do início das obras e que fique claro quem pagará por isso.

Qual a importância dele para a previsão de custos?

É comum ver projetos sofrendo com imprevistos e também com custos extras. E isso acontece ou por falta de planejamento ou por falta de orçamento. Nem todo mundo entende a importância de um orçamento preliminar ou dão a devida importância a ele.

Com esse orçamento, a empresa consegue conhecer todos os custos da execução do projeto, antes de começar. Logo, será possível identificar antes o custo total da obra e de tudo o que a envolve, permitindo que o construtor avalie se todo o orçamento vai cobrir o que precisa a ser feito ou não.

Se cobrir, ele também vai servir como base na hora de tomar decisões importantes e que melhor se aplicarem, seja relacionado a prazo e a custos. Tudo deve ser feito com cuidado e muita atenção. Com esse orçamento, você tem o custo quase certo de tudo, podendo variar bem pouco.

Os benefícios de um orçamento de obras

Agora que falamos sobre a importância de um orçamento preliminar, precisamos falar sobre os benefícios que um orçamento de obras trás. Ele torna o planejamento mais assertivo, como dito antes é possível ter uma ideia quase exata do quanto à empresa e o cliente vão gastar e fica ainda mais fácil de organizar na hora de comprar tudo.

Com ele, é possível criar uma boa base por ser mais fácil de perceber os padrões de insumos e das composições. Além disso, o orçamento traz um controle muito maior para o projeto em si. Ele é a base para que a obra acontecer porque é a partir disso que se tem noção de materiais e horas de trabalho.

Por fim, um orçamento bem feito resulta na redução de custos. Porque o construtor foca em gastar menos que o previsto nele, e, quando não consegue, funciona como uma referência para que não gaste mais do que pode.

Precisa de ajuda?

Desenvolvemos orçamentos completos e detalhados, com base em projetos ainda em fase de detalhamento. Nossa experiência permite estimar custos ainda não projetados com grande aproximação e analisar soluções técnicas que demandem menor prazo e menor custo, de acordo com as necessidades do empreendimento.

Além disso, elaboramos levantamentos quantitativos com memória de cálculo clara e precisa, calculada cômodo a cômodo, facilitando a conferência e elevando a precisão dos números. Caso tenha alguma dúvida, acesse nossas redes sociais e entre em contato conosco!