A relação entre o orçamento de obras e a medição de obra

Orçamento de obras é uma das partes mais fundamentais para que uma construtora tenha sucesso no projeto que está à frente. No entanto, diversas empresas do segmento ainda sofrem com a falta de organização e até de orçamentistas capacitados para o serviço, ocasionando em obras superfaturadas pela falta de diversos itens importantes.

Por outro lado, construtoras que conseguem determinar um bom orçamento também podem derrapar durante a execução das obras, por não dar atenção devida ao setor de medição.

Entenda, neste artigo, qual é a relação entre o orçamento e a medição de obras.

Relação entre o orçamento de obras e a medição de obra

Medição de obras é uma demanda da Construção Civil que exige completa disciplina e atenção por parte de seus profissionais. Essa tarefa está completamente ligada ao orçamento do projeto, sendo a principal ferramenta para a boa gestão de controle.

Sendo assim, podemos entender que o objetivo principal da medição de obras é analisar a compatibilidade dos itens executados com o que está previsto no planejamento e nos quantitativos do orçamento.

Essa verificação permite mensurar as demandas anteriormente selecionadas no cronograma, tais como:

– Materiais;

– Equipamentos;

– Mão de obra especializada ou terceirizada.

Facilitando, assim, o cumprimento do orçamento para a realização de pagamentos e verbas mensais para o andamento da obra.

Dessa forma, a medição de todos os serviços necessários para a obra serve como base estrutural durante a elaboração de um orçamento de obras mais completo e próximo da real capacidade de execução do projeto em questão.

Parte da atenção e disciplina exigida para realizar a medição se deve ao fato de que qualquer mínimo erro durante esse levantamento pode gerar enormes prejuízos para a empresa, que vão desde atrasos na entrega por falta de funcionários, até a recompra de materiais.

Como realizar uma boa medição de obras para se ter um bom orçamento de obras?

Para que a medição seja realizada de maneira correta, o profissional responsável deve seguir alguns critérios pré-estabelecidos. Isso não quer dizer, entretanto, que todo projeto de obra consegue seguir as mesmas demandas. Aqui também contam a experiência do profissional envolvido.

Portanto, o responsável pode utilizar uma tabela de composição de preços para orçamentos de obras de sua confiança e preferência, desde que saiba respeitar alguns critérios, tais como:

1. Estruturas de concreto

Estruturas de concreto são medidas pela planta ou no próprio local de execução da obra. O cálculo pode se tornar mais simplificado, caso o gestor opte por medir entre eixos, ou seja, entre o meio de vigas ou, caso se mostre necessário, obter um cálculo mais preciso, a medição deve ocorrer de face a face.

Essa medição, além de ser importante para os custos com materiais, também pode servir para incluir o valor do serviço dos funcionários que deverão realizar a demanda.

2. Alvenaria

A construção de estruturas é parte fundamental de um projeto de obras, sendo assim, a alvenaria é um critério técnico indispensável durante a medição para compor o orçamento de obras.

Para ter a estimativa correta de valores, o profissional deve calcular a área onde será construído o empreendimento, e descontar a área que exceder 2m² em cada vão. Esse levantamento é importante, pois serve como base para que os pedreiros saibam qual será a área que precisará de preenchimento com a alvenaria.

3. Pisos e azulejos

Outra demanda de obra que precisa ser medida de antemão é a área onde serão aplicados os pisos e azulejos no empreendimento a ser construído.

Ao realizar a medição, o profissional responsável consegue orçar os custos com os materiais que precisarão ser comprados para compor o revestimento, evitando, assim, futuras recompras e encarecendo o orçamento de obras.

Importância de um orçamento de obras

A principal característica de um orçamento de obras é que esse documento tem como objetivo servir como previsão de custos de serviços, materiais e equipe necessários para a boa execução de um projeto de obras.

Por se tratar de uma demanda alta, é importante que a construtora tenha um profissional experiente e designado apenas para cumprir com as responsabilidades exigidas por um orçamento de obras.

A elaboração de um orçamento de obras é uma das partes mais importantes de um projeto de Construção Civil, pois é a partir dele que a construtora pode tomar decisões concretas.

Um orçamento de obras pode variar de tamanho e de custos, dependendo das demandas exigidas pelo tipo de obra, não sendo indicado, portanto, que o orçamentista se prenda a um só modelo de base para elaboração.

No entanto, apesar de mudar conforme o tipo de projeto, o orçamento de obras deve servir para avaliar a concepção, o planejamento e o controle da obra a ser iniciada.

Com o orçamento de obras em mãos, é possível que a construtora consiga ter mais clareza nos detalhes mais essenciais da obra, podendo servir como uma análise mais detalhada do estudo de viabilidade.

Além disso, o orçamentista também pode oferecer boas opções de emergência, caso ocorram imprevistos, sem impactar negativamente o valor do orçamento e fazendo com que o planejamento transcorra com total segurança e possa cumprir com os prazos estipulados.

Por fim, o orçamento de obras tem uma grande importância também no controle de gestão operacional e logístico do projeto, auxiliando os gestores em tomadas de decisões importantes e podendo ter controle sobre o que está sendo gasto e realizado, ajudando também a manter o planejamento e o cronograma entre as etapas atualizado e fluído.

Medição e orçamento de obras públicas

No caso de um cliente ser um órgão de administração pública, tanto a medição, quanto o orçamento devem ser apresentados pela construtora com licitação para realizar o projeto, porém, ficará a cargo do Governo fiscalizar a veracidade dos dados anteriormente apresentados.

Sendo assim, para evitar possíveis sanções, a construtora em questão deve seguir à risca o seu planejamento, ciente de que terá a medição regular por parte do órgão público para saber como a obra está sendo desenvolvida.

Acesse nossas redes sociais e saiba mais sobre como nossos serviços podem impactar positivamente as demandas da sua construtora.