fbpx

SINAPI: confira como usar a tabela no orçamento de obras

O Índice SINAPI (sistema Nacional de Índices da Construção Civil) nada mais é do que um banco de dados criado pela Caixa Econômica Federal, composto por preços de serviços e insumos utilizados na indústria de construção.

O SINAPI conta com dados atualizados mensalmente junto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a elaboração dos orçamentos de engenharia, afinal, criar um orçamento de obras detalhado é uma das principais etapas da construção.

O que é o SINAPI?

A tabela SINAPI é uma espécie de banco de dados que controla as despesas e receitas na hora da Construção Civil, evitando desvios financeiros e fornecendo uma visão melhor sobre os dados econômicos ao final do processo.

Receba conteúdos no seu email antes de todo mundo

Esse sistema foi regulado em meados de 2013, por meio do decreto 7983/2013 e estabelece que as obras públicas devem utilizar o SINAPI para dar referência aos gastos realizados nas licitações que envolvam a construção.

Sendo assim, o custo total da obra deve ser calculado com base sobre o preço fornecido pela SINAPI, mesmo que o valor não seja idêntico, deve ser sempre inferior aos apresentados na tabela, de modo que o preço nunca passe do teto indicado pela SINAPI.

Desse modo, vale ressaltar que no caso de licitações públicas ou sociedade misto, o custo total da obra deve ser calculado tendo como base o preço do SINAPI. Se não igual, deve ser inferior aquelas apresentadas na tabela, de modo que o preço nunca passe do teto indicado pelo SINAPI.

Os dados da tabela são agrupados por estados com a ajuda do IBGE. Além disso, na tabela, também é possível encontrar informações referentes aos salários dos profissionais que atuam nos estabelecimentos comerciais, industriais e sindicatos de construção civil, presentes em todas as capitais do país.

A parte da manutenção da base técnica de engenharia, que comporta a especificação dos insumos, orçamentos de referência, a composição dos serviços e processamento de dados atualizados, fica por conta da Caixa Econômica Federal.

No índice SINAPI, é possível encontrar informações como Custos de projetos, relatórios de preços de insumos e custos de serviços, evolução de custos e indicadores da construção, consulta pública e encargos sociais.

Quer saber mais sobre os orçamentos de obras? Clique aqui.

Como usar o SINAPI?

Embora o SINAPI tenha sido elaborado para atuar como parâmetro na hora da execução de obras públicas, ele também é uma ótima referência para as obras de engenharia do setor privado. Especialmente para as obras que ainda estão sendo planejadas.

Para acessar o Índice SINAPI, é necessário acessar a ferramenta através do site oficial da Caixa Econômica Federal. Lá os arquivos são separados por categorias, basta escolher a opção desejada e definir o estado cujos preços serão utilizados como base, efetuar o download gratuito e acessar os dados necessários.

Como fazer um orçamento usando a tabela SINAPI?

Como dito anteriormente, a SINAPI é realizada com base em cada estado brasileiro, sendo assim, na hora de consultar a tabela é importante buscar exatamente pelo estado onde será realizado o serviço ou a construção.

A SINAPI traz dados bem importantes para quem precisa realizar um cálculo do custo de mão de obra por estado, por construção, m² ou até mesmo para quem quer verificar o valor de determinado serviço ou produto.

Para fazer esse orçamento, basta acessar o site do SINAPI, rolar a página até a parte intitulada como “Preços e Custos de Referência”, clicar no estado desejado. Após ser direcionado para a página de “Download de Arquivos”, estarão disponíveis os arquivos do SINAPI.

Observe que existem duas opções de tabela de cada mês, a desonerada e a não desonerada, a diferença entre elas está no valor dos impostos incidentes, como no caso do INSS.

De acordo com a legislação trabalhista, a empresa pode pagar uma contribuição em torno de 20% para o INSS ou optar pelo pagamento da CPRB.

A escolha de qual tabela usar fica a critério do contratante dos serviços, mas deve ser realizado mediante a descrição no contrato.

Agora, clique sobre o mês desejado e baixe os arquivos do ano mais recente. Depois concluído, basta abrir a pasta onde os arquivos foram salvos, clicar nas tabelas baixadas e pesquisar o produto ou serviço em questão. O ideal na hora de visualizar os dados é utilizar programas de planilha, como Excel, LibreOffice Calc, ou Planilhas do Google drive.

Por que é importante usar o Índice SINAPI?

Orçamento é uma das principais etapas na hora de construir uma obra, uma vez que ele funciona como apresentação dos gastos necessários para a execução dos serviços e dos materiais necessários.

O uso desta dessa tabela é obrigatório para a elaboração das obras públicas, porém ela também pode ser uma ótima ferramenta na hora de criar uma base orçamentária para as obras de clientes privados.

Isso porque ela serve como uma referência para os serviços que ainda não foram realizados ou como um comparativo para os serviços onde a empresa já possua índices de consumo, com a finalidade de procurar insumos mais baratos ou melhorar a gestão de gastos.

Ter em mãos uma fonte de consulta que permita conhecer os custos de insumos e índices de produtividade ajuda a otimizar os processos de gerenciamento da obra, a construção civil está ligada especialmente aos melhores resultados e a qualidade das obras.

Afinal, a qualidade se relaciona com a segurança que o projeto proporciona, com um cálculo mais correto e eficiente a empresa consegue reduzir os custos e prezar pela qualidade dos materiais e serviços.

Isso sem contar que com orçamentos mais assertivos, a empresa consegue reduzir a necessidade de usar mais verba na hora de finalizar um projeto. Quando se trata de uma obra pública, quem paga esses gastos a mais são os contribuintes, proporcionar esse diferencial é fundamental para gerar uma economia de dinheiro e o cumprimento dos prazos sem que a obra acaba impactando nas verbas públicas e até aumentando o tempo de construção.

Está com dúvida ou quer saber mais? Então, entre em contato conosco por telefone!

> Mais conteúdos sobre orçamento de obras

Categorias: Orçamento

Recentes da categoria:

Recomendados para você:

Post anterior
Principais cuidados na hora de fazer alterações no orçamento da obra
Próximo post
Pré-Orçamento de Obras: entenda sua importância e suas etapas

Mais de 1 mil gestores de obras recebem nossos conteúdos todos os meses!

Menu