7 aplicações da tecnologia na construção civil

Atualmente, os recursos de tecnologia na construção civil e digitais são fundamentais no dia a dia das empresas e das pessoas. Novas ferramentas surgem a todo o momento e são capazes de simplificar e agilizar diversas atividades.

Vários ramos do setor industrial e empresarial têm ampliado significativamente o uso de mecanismos tecnológicos e digitais em muitos momentos da sua operação, desde a produção até o relacionamento com o cliente.

A construção civil é uma das áreas mais importantes da Economia de qualquer país, o setor gera milhões de empregos e é fundamental para o desenvolvimento da infraestrutura pública e privada. Esse segmento também vem se modernizando e ampliando sua capacidade de operação através de recursos tecnológicos.

A realidade aumentada e as novas possibilidades de planejamento

As ferramentas digitais disponíveis na atualidade são impressionantes, capazes de realizar operações extremamente complexas.

A realidade aumentada, por exemplo, permite gerar imagens 3D sobrepostas a vídeos. Através desse recurso é possível projetar a planta de um edifício no local exato onde ele será construído.

Por meio dessa tecnologia podemos otimizar o planejamento e ampliar a precisão, afinal, é possível visualizar os eventuais erros e corrigi-los antes do início da obra.

Dentro dessa perspectiva, o uso de drones pode ser muito útil. Com esses equipamentos é possível realizar tomadas aéreas e gravações de diversos ângulos de um determinado terreno.

Building Information Modeling (BIM), armazenamento digital e a nova Era da construção civil

O Building Information Modeling é um mecanismo que possibilita a construção virtual de uma edificação. Ou seja, através do BIM é possível projetar digitalmente um edifício nos seus mínimos detalhes.

Por meio desse recurso tecnológico podemos simular digitalmente todos os elementos da construção, desde a parte elétrica e hidráulica até os pormenores do acabamento de um determinado cômodo.

Esses detalhes são armazenados digitalmente e podem servir como roteiro para o responsável pela obra no momento da execução. O armazenamento na nuvem possibilita a proteção dos dados e permite o trabalho remoto e simultâneo da equipe.

Impressão 3D e Bioconcreto na construção civil

Os avanços tecnológicos da atualidade são tão incríveis que a impressão 3D já está sendo utilizada na construção civil.

No início de 2020, em Dubai, uma edificação de dois andares foi construída através da impressão 3D. O prédio tem 9,5 metros de altura e uma área total de 640 m².

A utilização da impressão 3D nessa obra gerou uma economia – em mão de obra – de aproximadamente 400 mil dólares.

A biotecnologia também tem contribuído com a construção civil, um grande exemplo disso é o bioconcreto (ou concreto inteligente). Nesse bioconcreto são incluídos “agentes de cura”, bactérias que se alimentam de lactato de cálcio e são capazes de produzir calcário para preencher buracos no concreto causados por infiltrações.

Produtos pré-fabricados: agilidade e economia

O uso de produtos fabricados fora do canteiro de obra está crescendo muito na construção civil.

Hoje já é possível recorrer a tecnologias como o drywall, que pode ser montado rapidamente e representa um custo muito menor na obra.

Gostou deste texto? Aproveite e acesse nossas redes sociais. Estamos à disposição para solucionar suas dúvidas também através do telefone.