As principais etapas envolvidas no orçamento executivo de obras

Um orçamento é onde são determinados os gastos para a execução de um projeto, da sua concepção até a conclusão e entrega, conforme um planejamento previamente estabelecido.

Mas, diferente do que muitas pessoas pensam, o orçamento não trata apenas de verificar preços em uma planilha.

Ao longo deste artigo, explicaremos a diferença entre orçamento e orçamentação, a importância de criar um orçamento, o que é um orçamento executivo e quais suas principais etapas. Continue lendo para saber mais.

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Orçamento ou orçamentação?

O sucesso de uma obra é definido, entre outras questões, pelo atendimento ao prazo de entrega e por ser realizada dentro do custo planejado.

Imagine planejar um empreendimento com base em um valor e, ao longo da execução, gastar muito mais do que o previsto?

A orçamentação é o processo de pesquisar e elaborar os custos de uma obra. Já o orçamento é o documento resultante deste processo.

A ideia é justamente calcular a expectativa de custos e evitar que seja gasto mais do que o que se esperava inicialmente.

Mas não é apenas ir a uma loja de materiais e verificar preços. Ele contempla o material utilizado, a mão de obra envolvida, os impostos, máquinas e equipamentos; além de custos indiretos e até mesmo, em alguns casos, o preço de venda depois de concluída a obra.

O que é um orçamento executivo?

Enquanto o orçamento convencional vê a obra como pronta, o orçamento executivo tem a preocupação de detalhar cada etapa da construção, respondendo à necessidade de modelar custos conforme eles acontecem no canteiro, ao longo da execução da obra.

Basicamente, a ideia é adequar às informações do orçamento aos dados adquiridos enquanto a obra acontece, de forma contínua. Logo, o orçamento executivo está intimamente ligado a cada etapa da obra.

A maior diferença entre esse tipo de orçamento e o tradicional é o tempo. Enquanto no orçamento tradicional a orçamentação é feita com base na obra pronta, ignorando os processos de construção, no orçamento executivo é analisada cada etapa.

O resultado é que, por levar em conta os custos de mão de obra e de equipamentos proporcionalmente ao seu uso no tempo, a uma estimativa de custos é muito mais detalhada e precisa.

Outras vantagens do orçamento executivo

Uma das maiores vantagens é a transparência, aumentando a capacidade de tomar decisões rápidas e melhor embasadas, já que os dados são atualizados conforme a obra se desenrola.

Os parâmetros orçados estão intimamente ligados ao momento de execução, balanceando as equipes de trabalho, considerando tempos improdutivos e otimizando o setor de suprimentos, porque fica claro quais materiais são necessários em cada momento.

Diversas obras se veem presas a orçamentos e prazos muito limitados, e a melhor forma de evitar prejuízos desnecessários é através de um bom planejamento que inclua um orçamento bem detalhado.

Afinal, a conclusão de uma obra depende necessariamente da disponibilidade financeira, e o orçamento é uma ferramenta necessária para verificar a viabilidade.

Principais etapas envolvidas no orçamento executivo de obras

Não importa se o empreendimento é uma casa, um prédio ou mesmo uma indústria. O orçamento executivo pode ser aplicado em todas essas situações, mudando apenas a quantidade de serviços e de insumos que precisarão passar por análise.

O orçamento será baseado no projeto, levando em conta as plantas e outros documentos de onde será retirado o levantamento dos quantitativos; e nas especificações técnicas, que levarão em conta questões qualitativas.

Com essas informações, é possível criar um orçamento bem embasado, seguindo especificações e requisitos pré-definidos.

Deve-se visitar o local, conhecendo o ambiente para criar um orçamento o mais preciso possível.

No contexto público, deve-se ter especial cuidado com o que está determinado pelo edital, já que costumam haver diversos requisitos para a licitação.

A seguir, é feito o levantamento de quantitativos, onde é verificada a quantidade de cada serviço e material será utilizado em cada momento.

Depois disso, vem a parte mais trabalhosa de um orçamento de obra: é verificado o custo direto de uma unidade de cada serviço, que depois será multiplicada pelos quantitativos correspondentes, anteriormente verificados.

Vencida esta etapa, é verificado o custo indireto, aquele decorrente de despesas de água, eletricidade e materiais que serão utilizados no decorrer da obra.

Se não há intenção de vender o empreendimento, o orçamento está concluído, porém, caso haja essa intenção, ainda é necessário calcular o preço de venda, levando em conta não apenas os gastos da obra, como também o lucro que se deseja obter com a propriedade, seja através de licitação ou diretamente com o cliente.

Importante lembrar que, para que o orçamento executivo seja um sucesso, é preciso planejamento e também controle.

O orçamento executivo permite verificar cada etapa, identificando e solucionando problemas antes que eles afetem o custo final do projeto.

Obtenha consultoria especializada

Muitos empreendedores compreendem com facilidade a necessidade de um orçamento, porém não contam com ajuda especializada e não identificam falhas e deficiências em seus orçamentos, o que pode trazer gastos inesperados.

Além disso, devemos levar em conta que a execução de uma obra é feita em grande parte por pessoas sem formação técnica. Por isso, por que não contar com equipes especializadas para acompanhar o desenvolvimento do empreendimento e garantir seu sucesso?

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