Levantamento quantitativo: a importância para planejar a sua obra

Imagine a complicação de iniciar um empreendimento e, ao longo de sua execução, perceber que não foi comprada a quantidade necessária de tinta para cobertura externa? Ou mesmo que não será possível realizar a pintura dentro do prazo com a mão de obra disponível?

Um bom levantamento quantitativo pode evitar esses problemas, assegurando que o empreendimento seja entregue dentro do prazo, sem que isso signifique estourar o orçamento.

Neste artigo, abordaremos a importância do levantamento quantitativo para a criação de um bom planejamento de obra e como impacta no seu resultado.

Continue lendo para saber mais.

 

O levantamento quantitativo e seu impacto nos resultados

O levantamento quantitativo de obras é uma etapa importante para a criação de um orçamento e para o planejamento e a execução de empreendimentos.

Imagine que você precisa construir um prédio, mas não calcula corretamente o número de vigas de que precisa? Ou mesmo que compra vigas demais, aplicando dinheiro que poderia ser utilizado em outros materiais?

Mais do que isso, como calcular o tempo e a quantidade de pessoas para levantar cada andar?

É no levantamento quantitativo que é determinada a quantidade de cada material, serviço e, consequentemente, calculada a mão de obra e o prazo.

Com essa informação, já dá para pressupor que, obviamente, o resultado do levantamento quantitativo impacta diretamente na entrega do projeto concluído, já que determina a disponibilidade de pessoal e de material para cada etapa da obra.

O problema é que, embora muitos profissionais reconheçam a necessidade de fazer um planejamento, tratam como se ele fosse uma espécie de cronograma, sem dar a devida atenção a cada uma de suas etapas, incluindo o levantamento quantitativo.

O resultado é que, mesmo quanto o levantamento quantitativo é feito, acaba sendo realizado sem qualidade e precisão, o que pode ter um custo alto no orçamento, já que podem surgir diversos imprevistos pelo caminho, comprometendo a segurança financeira do empreendimento.

 

O que é levado em consideração em um levantamento quantitativo?

Um levantamento quantitativo é uma atividade complexa, que tem base em tudo que foi pré-determinado pelos projetos. São utilizados documentos como plantas, dentre outros, para calcular unidade, área, volume e, com isso, verificar qual a quantidade necessária de cada material, quantidade de trabalhadores e equipamentos.

Também são levadas em conta as especificações técnicas de cada produto, para assegurar a qualidade do resultado.

O levantamento quantitativo é feito com base em todos os serviços que serão executados, portanto quanto mais informações sobre cada etapa, mais preciso ele fica.

Porém, não basta saber quais serão as etapas, mas também os valores unitários de cada item, chegando a um valor total estimado para o orçamento.

 

Ajuda especializada para um levantamento quantitativo preciso

Como vimos até aqui, o levantamento quantitativo é, sem dúvida, uma parte importante para um orçamento detalhado e preciso, ferramenta necessária para o sucesso de uma construção.

Conte com a Realtá para desenvolver um orçamento completo e detalhado, mesmo para projetos em fase de detalhamento.

Nossa equipe especializada consegue estimar custos ainda não projetados com grande aproximação e analisar soluções técnicas que demandem menor prazo e menor custo, atendendo às particularidades de cada empreendimento.

Com a nossa ajuda, o levantamento quantitativo para o seu projeto é calculado cômodo a cômodo, facilitando a conferência e elevando a precisão dos números, garantindo maior eficiência e qualidade nos resultados. Acesse nosso site ou ligue 31 2552 8037 para mais informações.