Por que escolher a Realta para fazer o estudo de viabilidade da minha obra?

Um estudo de viabilidade é a forma de, por meio de testes e análises de engenharia, apresentar informações que determinam se um projeto deve ou não acontecer. É uma parte imprescindível para qualquer obra, pois identifica questões que podem impedir sua finalização.

Entre os principais componentes do estudo de viabilidade estão projeto, cronograma de produção, consideração de questões ambientais e estimativas de custo.

Não realizar essas etapas pode gerar prejuízos enormes, além de atrasos para o projeto, ou perda de oportunidades que poderiam aumentar a eficiência do empreendimento, já que não são identificados os problemas enquanto ainda é possível resolvê-los.

A Realtá é uma empresa com foco na análise do seu negócio, estudando o impacto econômico de seus projetos desde a fase de viabilidade até a execução. Ao longo deste artigo, você perceberá as vantagens de contar com nossa expertise para realizar seu projeto.

Acompanhe para saber mais.

Para que serve um estudo de viabilidade?

Um estudo de viabilidade é um relatório que verifica a viabilidade de um projeto, buscando fornecer uma análise que diga se é possível colocar em prática ou não a obra.

Esse estudo é necessário não apenas no setor de construção, como também em outras áreas, como petróleo e gás, mineração, energia renovável ou indústrias. Ele é realizado sempre que há necessidade de um capital muito grande para um projeto. Afinal, ninguém quer perder dinheiro.

E quem faz o estudo de viabilidade?

Estudos de viabilidade são geralmente realizados por grandes empresas de engenharia que possuem experiência multidisciplinar em todas as etapas de um projeto.

A Realtá é uma dessas empresas e fornece a seus clientes equipes altamente capacitadas de profissionais experientes no setor de construção, oferecendo todo o know how necessário para um empreendimento de sucesso.

Com a Realtá, seu projeto tem muito mais credibilidade junto aos stakeholders, conquistando a confiança de seus clientes e facilitando o fechamento de contratos.

O que compõe um estudo de viabilidade?

Um estudo de viabilidade deve estimar o custo do projeto em um nível que permita obter financiamento do projeto e determinar se ele pode ou não ser feito. Também devem ser calculados os impactos ambiental, social e geopolítico.

Muitas construções dependem de estudos antes mesmo do estudo de viabilidade final, principalmente quando envolvem áreas de proteção ambiental.

Se houver uma planta em processamento, no estudo de viabilidade o tamanho e o rendimento dela são finalizados.

No estudo de viabilidade, a mão de obra e o cronograma do projeto são analisados, bem como é planejado o transporte e a logística. Em alguns casos, por exemplo, onde seja necessário alugar equipamentos, é possível verificar os custos em maquinários, também.

A estimativa de custos do projeto deve levar em conta a economia, até porque — com exceção dos casos em que são feitos projetos governamentais sem fins lucrativos — a ideia é gerar retorno do investimento.

Sem contar que, mesmo em projetos governamentais sem fins lucrativos é considerada a redução de custos ao máximo.

A viabilidade econômica é determinada pela estimativa de custos do projeto, pela estimativa de receita, pelos custos de operação e manutenção, bem como técnicas de orçamento.

Com a Realtá, os custos podem ser verificados com base em dados atualizados e precisos de outros projetos ligados à TecPlaner. Esses custos determinam com bastante precisão o custo total do projeto, prevendo até mesmo custos ainda não projetados.

A estimativa de receita leva em conta diversos cenários possíveis, verificando tudo que possa impactar o fluxo de receita do projeto.

Com a Realtá, é possível precificar o empreendimento com base em uma margem de lucro bem definida, trazendo muito mais confiança para os stakeholders.

Estimar os custos de operação e manutenção também é muito importante, porque esses fatores entram em análise junto com o custo de capital. Não adianta construir um empreendimento incrível se o custo de operação e manutenção for exorbitante e espantar possíveis compradores.

Cada vez mais, inclusive, caminha-se na direção da sustentabilidade.

Técnicas de orçamento são utilizadas para calcular a taxa e o período de retorno para os investidores, oferecendo as informações necessárias para que aprovem ou cancelem o projeto.

Com a Realtá, a taxa de cancelamentos, reclamações e litígios diminui significativamente, pois a empresa oferece tudo que é necessário para decisões baseadas em dados consistentes e confiáveis.

A preocupação com o meio ambiente também entra em cena, principalmente quando há tantos regulamentos ambientais aos quais se adequar, principalmente em áreas de proteção ambiental.

Mais do que isso, cada vez mais se fala de sustentabilidade e ambiente colaborativo, tendências fortes para o setor de construção. Projetos sem esse viés podem acabar sendo cancelados ou provocar desinteresse nos compradores.

Mais do que isso, as análises ambientais devem ser concluídas para conseguir aprovação para o projeto, então essa parte não pode ser ignorada de forma alguma.

São consideradas questões relativas ao solo e erosão, fauna, flora, hidrologia, qualidade do ar, poluição sonora, dentre outras questões que podem impactar o entorno.

Também é considerado o viés socioeconômico: não adianta construir um grande empreendimento de luxo onde não haja pessoas com capacidade econômica para morar ali. Mais uma vez: o objetivo final é o retorno econômico, então o cliente final deve ser considerado a todo o momento.

Estudo de viabilidade com a Realtá

Como você deve ter percebido até aqui, o estudo de viabilidade é um relatório complexo — e conhecimento faz toda a diferença na hora de elaborá-lo.

A expertise da Realtá permite fazer estudos de viabilidade mesmo com as informações extremamente preliminares disponíveis nessa fase do empreendimento, tendo capacidade de estimar e estudar custos com grande consistência.

Nossas informações possuem valores de mercado muito precisos, com base em um banco de dados criado a partir de obras controladas pela TecPlaner.

Não corra o risco de planejar um empreendimento e acabar com um projeto impedido por legislação ambiental ou cancelado por falta de financiamento ou aprovação de stakeholders. Seus clientes estarão muito mais seguros e satisfeitos com um estudo de viabilidade detalhado, aumentando suas chances de sucesso.

Realize seu estudo de viabilidade junto com a Realtá: Acesse nosso site ou ligue 31 2552 8037 para mais informações.