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Quais os custos envolvidos em um orçamento de obras?

Na hora de elaborar um orçamento de obra para um cliente, é preciso agir com rapidez e precisão. Com a necessidade de garantir o serviço, muitos profissionais elaboram orçamentos que não levam em conta alguns custos e acabam ficando no prejuízo. Neste artigo vamos detalhar para você quais os custos envolvidos em um orçamento de obras para você não passar por esse aperto ao fechar um trabalho.

 

Orçamento de obras

Presente na rotina de todos os profissionais de obra, o orçamento de obras trata-se do aspecto financeiro de uma obra, ele indica o preço total de uma obra por meio de uma estimativa.

Essa estimativa, deve ser tão precisa quanto possível, não pode ser de maneira alguma um chute, ou realizada a partir de cálculos feitos na cabeça ou com base em experiências de obras anteriores.

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O orçamento de obras deve ser realizado a partir de cálculos e bases muito sólidas, que permitem ao profissional segurança e assertividade na estimativa do custo de uma obra.

No orçamento, muitos aspectos técnicos devem ser levados em consideração, o planejamento da obra deve estar muito bem fundamentado. Confira a importância de planejar a sua obra.

Existem diferentes tipos de orçamento, a depender de sua finalidade, como possibilitar a execução de projetos, realizar a estimativa do custo total da obra ou determinar o preço de um empreendimento. Um orçamento pode ser o orçamento preliminar, um orçamento de estimativa de custos, ou um orçamento analítico. Confira aqui a importância de realizar um orçamento preliminar.

Ao errar num orçamento, o profissional compromete a própria credibilidade e/ou de sua empresa, com o cliente. Os erros em um orçamento também ocorrem em atrasos na obra, ou grave comprometimento de sua execução.

A depender do tipo de contrato realizado com o cliente final, não é raro encontrar profissionais que erraram e seus orçamentos e acabaram por obter prejuízos com a obra, seja ao ultrapassar suas horas de trabalho, ou ao ter de arcar com os custos extras não estimados. O que pode gerar uma grande dor de cabeça e muito stress ao profissional e ao seu cliente.

Neste artigo vamos enumerar todos os detalhes a que você precisará se atentar para realizar um orçamento de obras de sucesso, estimar os devidos custos e não obter prejuízos no seu trabalho.

Faça um orçamento de obras de sucesso

Um orçamento de obras bem-sucedido deve transmitir segurança quanto à sua executabilidade.

Um orçamento de obras deve levar em consideração os pré-requisitos, as premissas, os riscos e as responsabilidades do projeto. Além de se basear nas características individuais de cada obra. Lembre-se que cada obra possui suas particularidades e necessidades especiais que devem ser levadas em consideração; ignorar isso é um convite ao fracasso de seu orçamento.

Faça um levantamento das variáveis que podem ocorrer ao longo da execução. Obviamente, não é possível prever o futuro e saber o que acontecerá no decorrer da obra, porém é possível levantar as possíveis variáveis e considerar isso no seu orçamento.

Considere o fator “tempo” em seu orçamento. Com o passar do tempo, podem ocorrer muitas mudanças ao longo do tempo que vão afetar a execução da obra. Essas mudanças devem ser estimadas em seu orçamento, como flutuações de preços, novos impostos, alíquotas, etc.

Quais os custos envolvidos em um orçamento de obras

Em um orçamento de estimativa de custos, o profissional precisará definir os custos estimados envolvidos no projeto. Uma boa opção é utilizar projetos anteriores semelhantes, da mesma região, para se obter uma boa base de custos estimados para começar e adaptar segundo às particularidades da obra que se está a orçar.

Particularidades que devem ser levadas em consideração para estimar os custos do orçamento da obra são:

• Tipo de construção;

• Quantidade de pavimentos;

• Quantidade de quartos;

• Padrão de acabamento

• Custos com projetos

• Fundações;

• Terreno;

• Paisagismo.

E demais fatores que o profissional julgar necessários.

De acordo com as particularidades da obra, o profissional deve destacar os custos detalhados; como por exemplo: A espessura da laje influenciará diretamente na quantidade de material utilizado e isso afetará o orçamento.

Após essa definição preliminar, o profissional vai aprofundar os aspectos menores envolvidos no levantamento de custos da obra.

O profissional deve definir a composição dos custos unitários da obra, levando em consideração todos os insumos a serem utilizados na obra. Além de levantar os custos diretos e indiretos da obra.

Composição dos custos unitários da obra

A composição dos custos unitários da obra são parte de seus custos diretos. A seguir, vamos esclarecer as diferenças entre os custos diretos e indiretos de uma obra.

A composição dos custos unitários pode ser definida a partir de levantamentos quantitativos dos materiais a serem utilizados ou por meio da análise do projeto e determinação dos serviços a serem realizados e os seus custos envolvidos.

A composição dos custos é a etapa fundamental de um orçamento no qual o profissional vai definir a quantidade de materiais e mão de obra a serem utilizados. Nessa etapa, o profissional deve descrever todos os materiais, equipamentos e a mão de obra necessários para a execução do projeto.

Para determinar os custos envolvidos com a mão de obra, será necessário levar em consideração o nível de produtividade da equipe a ser contratada.

Na determinação dos custos envolvidos com materiais e mão de obra, será necessário cotar os valores dos materiais com os fornecedores. Entre em contato com, no mínimo três fornecedores para estabelecer uma estimativa confiável de preços praticados.

Porém, determinar custos com materiais, equipamentos e mão de obra é apenas uma etapa dos custos a serem levados em consideração ao elaborar o orçamento de obras. Nessa etapa, a curva ABC pode ser uma importante aliada na definição desses custos.

Para um orçamento eficaz e seguro, o profissional também deverá considerar outros tipos de custos, descritos a seguir.

Custos diretos e indiretos da obra

Os custos da obra são classificados em custos diretos e indiretos. A composição de custos unitários faz parte dos custos diretos da obra. Todavia, na elaboração de um orçamento de custos de obras, outros aspectos também devem ser considerados para sua eficácia.

Calcule a diferença entre custos diretos e indiretos da obra e não deixe nada de fora na elaboração de seu orçamento.

Custos diretos da obra são aqueles custos que estão diretamente ligados à execução do projeto. Os custos diretos são os gastos com materiais, equipamentos e encargos de profissionais.

Os custos indiretos da obra são os gastos relacionados à sua administração, não à sua execução, como os custos diretos.

Nesse tipo de custo, estão inseridos os profissionais que não atuam diretamente no canteiro de obras, por exemplo.

Outros exemplos de custos indiretos são as taxas de seguros e riscos, as despesas administrativas, alimentos e bebidas, impostos. Gastos com água, energia, transporte e comunicação também fazem do escopo de custos indiretos. Todos estes custos devem estar estimados no orçamento de obras.

Os custos indiretos variam muito de acordo com a estrutura da obra e de suas características particulares. Condições desfavoráveis da obra impactam também seus custos indiretos. O profissional deve realizar visitas técnicas e considerar todas essas necessidades no orçamento.

Um ponto muito importante na definição dos custos indiretos da obra são os impostos. Os impostos incorridos na obra devem ser calculados devidamente, pois equívocos nessa estimativa podem causar um grande impacto no orçamento.

Estimar impostos também é importante para garantir que a obra seja executada sem problemas de multas ou interrupções em razão dessa falta de planejamento.

No momento de executar o seu orçamento de obras, defina se os custos relacionados são diretos ou indiretos, classifique-os e leve todos em consideração.

Custos importantes a serem considerados no orçamento de obra

Além da composição unitária de custos e da distinção entre custos indiretos e indiretos na elaboração do orçamento de obras, existem outros custos particularmente importantes que não podem ficar de fora de um orçamento de obras.

Se o profissional trabalha por conta própria ou está prestando serviço para uma construtora, é importante incorporar o lucro desejado no orçamento da obra.

O lucro é o saldo final entre o faturamento com a venda da obra menos os gastos relacionados à sua execução. O profissional, ou empresa, deve definir sua margem de lucro desejada de acordo com os seus custos, levando em consideração a flutuação do mercado, a valorização do empreendimento e fatores internos.

Para incorporar a margem de lucro no orçamento da obra, é necessário realizar o cálculo BDI. BDI é a sigla para Budget Difference Income, ou seja, Benefícios e Despesas Indiretas.

O BDI adiciona o lucro de forma relacionada aos custos diretos da obra, de maneira percentual.

Haverá particularidades de BDI de acordo com a obra, por exemplo, obras públicas costumam adotar regras diferenciadas para o cálculo do BDI, por isso fique atento e adapte-se.

Após a definição de margem de lucro desejada e BDI, é o momento de determinar o preço de venda da obra executada.

O preço de venda é determinado com base do valor de mercado do tipo de empreendimento ao que se está elaborando o orçamento.

Determinar o preço de vendas da obra é fundamental para avaliar se o projeto é viável, levando em consideração os seus custos de execução e a margem de lucro desejada.

Imagine que uma obra possui um alto custo de execução, porém seu valor de mercado não está valorizado; dessa forma o profissional verifica se o valor de venda do empreendimento garantirá a margem de lucro desejada; ou mesmo se incorrerá em prejuízo.

Para realização do cálculo do preço de venda de uma obra, é utilizado o seguinte cálculo:

Custo direto x (1+BDI/100).

Feche sua planilha de orçamento de obras

Após realizar os cálculos levando em consideração todos os elementos supracitados, é o momento de fechar a sua planilha orçamentária.

Esse é o momento de garantir que os seus dados estão corretos, por isso, cheque os preços unitários, os cálculos de lucro, os custos indiretos. Garanta também que nada ficou de fora de seu orçamento, revise os dados inseridos e evite pequenos erros que causem distorções no orçamento.

Organize as informações incorporadas na planilha e considere o modelo de planilha a ser apresentado. Alguns clientes e empresas possuem modelos pré-definidos que você deverá utilizar.

Alguns clientes também gostam de receber a planilha das quantidades de preços unitários, juntamente com o BDI. Garanta que o BDI esteja claro para o cliente, inclusive o BDI relacionado aos custos indiretos.

Em alguns casos, os clientes também poderão solicitar o cronograma físico-financeiro e as cotações de insumos que você realizou. Garanta todas essas informações e deixe o cliente satisfeito e seguro.

Após a entrega do orçamento para o cliente, você não terá mais chances de corrigir erros, por isso, atente-se muito para a etapa de fechamento da planilha para garantir a sua credibilidade no mercado.

Orçamento entregue para o cliente e sensação de dever cumprido, a descrição do sentimento é indescritível, não é mesmo?

Com tantos detalhes e tantas questões envolvidas na definição dos custos envolvidos em um orçamento de obras, você pode ficar sobrecarregado. Para garantir que você realizará um trabalho sem falhas e sem comprometer a sua reputação, conte com a ajuda da Realtà para definir os custos do seu orçamento!

A Realtà sabe quanto custará o seu projeto, desenvolvemos orçamentos completos e detalhados com base em projetos ainda em fase de detalhamento. Nossa experiência permite estimar custos ainda não projetados com grande aproximação e analisar soluções técnicas que demandem menor prazo e menor custo, de acordo com as necessidades do empreendimento.

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