Orçamento preliminar: os principais benefícios para a obra

Quando se fala de orçamento, muitas pessoas ignoram que existem diferentes tipos de orçamento, baseados em dados diferentes para verificar a viabilidade financeira, possibilitar a execução de projetos, estimar o custo total e, em casos em que há intenção de venda, determinar o preço do empreendimento para licitações ou clientes finais.

Quem trabalha com construção civil, sabe que a participação de mão de obra especializada no planejamento e gerenciamento de obras faz toda a diferença no resultado, evitando erros que causam retrabalho, perda de materiais ou outros problemas que afetam o custo final. Então, por que não contar com uma consultoria especializada?

Neste artigo, abordaremos os benefícios de um orçamento preliminar, mostrando como ele contribui para o sucesso da obra.

Receba conteúdos no seu email antes de todo mundo

O que é um orçamento preliminar?

O orçamento preliminar começa depois que o anteprojeto e os projetos básicos de um empreendimento já foram realizados e serve para obter valores mais precisos do que os estabelecidos na estimativa de custos.

Ele leva em consideração o levantamento de quantitativos, como a quantidade de materiais, a área a ser coberta, o peso das armaduras, entre outras informações importantes que, se verificadas corretamente, podem estimar custos com maior precisão em relação ao custo final.

Isso é muito importante, já que todo projeto depende de viabilidade financeira: se o custo final fica acima do orçamento, é possível que a obra nem seja concluída.

Por isso, defeitos e falhas no planejamento — incluindo erros no orçamento — são a principal causa de prejuízos em empreendimentos.

Em que fase do projeto se encaixa o orçamento preliminar?

O orçamento preliminar é um instrumento que faz parte da fase de criação do projeto executivo.

Ele é uma versão aprofundada da estimativa de custos, mas não tanto quanto o orçamento analítico.

É no orçamento preliminar que são incluídas noções sobre a quantidade de alguns materiais, como concreto, madeira e outros, com o objetivo de estimar o custo da obra para o investidor.

Para realizá-lo, é preciso ter em mãos o anteprojeto, o projeto pré-executivo e algumas especificações técnicas, como a espessura de camadas de concreto, por exemplo.

Obtenha um orçamento mais preciso e otimize seus gastos por meio de consultoria especializada

Muitos profissionais já compreenderam a importância do processo de planejamento e controle de obras mas, por não possuírem ajuda especializada, negligenciam etapas importantes, causando impactos negativos nos custos do projeto ao cometerem erros que poderiam ter sido evitados.

A conclusão de um empreendimento depende, entre diversos fatores, da disponibilidade financeira, inclusive de uma reserva específica para imprevistos, que também deve estar discriminada na elaboração do orçamento de uma obra.

A Realtá desenvolve orçamentos completos e precisos, mesmo para projetos ainda em fase de detalhamento.

Com uma equipe especializada e conhecimento de mercado, estimamos custos ainda não projetados com grande aproximação, evitando atrasos e perdas financeiras na obra ao analisar soluções técnicas que demandem menor prazo e menor custo.

Obtenha orçamentos preliminares com riqueza de informações e flexibilidade, desenvolvidos com base nas necessidades específicas do seu projeto.

Garanta o sucesso do seu empreendimento com a Realtá: Acesse nosso site ou ligue 31 2552 8037 para mais informações.